top of page
Buscar
berkaengenharia

5 dicas para tornar seu negócio mais sustentável

Apesar da imensidão de recursos naturais, o homem está em um momento de sua história evolutiva em que é necessária uma mudança de paradigma a respeito da inter-relação com o meio ambiente, pois os recursos naturais não são mais capazes de manter a sustentabilidade e, ao mesmo tempo, suprir a demanda intensa de consumo dos padrões modernos.


Nesse cenário, a sustentabilidade vem ganhando espaço e relevância para pequenos e médios negócios. No meio empresarial, a gestão ambiental ganha foco nas condições cada vez mais exigentes no âmbito do desempenho, além de que pode propiciar ganhos financeiros e aumento da competitividade. Entre os principais benefícios, os empresários citam: valorização da empresa diante a sociedade, vantagem competitiva, redução de custos de produção, mitigação dos riscos, economia de recursos, satisfação do consumidor/cliente, atratividade para investidores, entre outros.


Com esse contexto, elencamos 5 dicas para tornar seu negócio mais sustentável.


1. Planejamento Procure saber quais os aspectos da sustentabilidade são mais importantes para o seu negócio. Defina metas e efetivas ações para alcançar o que se propôs com foco nos resultados esperados. Ou melhor, não é o plano de ações, é a execução desse plano e a implementação dele que vai credenciar sua empresa à temática sustentável. Por exemplo, revise sempre a sua produção. Veja se é possível executar seu produto com a mesma qualidade, mas utilizando menos material e evitando desperdícios. Outra dica é promover melhorias nos espaços físicos como instalação de janelas amplas para a entrada de iluminação natural e uso de lâmpadas mais eficientes que ajudam na economia de energia.


2. Gestão Ambiental Destaque o compromisso com a melhoria contínua, prevenção a poluição e atendimento a legislação e normas ambientais. Trabalhe para reduzir e eliminar todos os tipos de poluição causada por sua empresa. Além disso, promova a conscientização e educação ambiental dentro da sua organização, a qual precisa alcançar todos os níveis hierárquicos, principalmente porque o seu maior desafio é o da mudança cultural das pessoas, seja do CEO ou de um operador de máquinas.


3. Uso eficiente da água Primeiramente, realize campanhas entre os colaboradores para economizar água. Engaje sua equipe com as novas temáticas. Verifique a possibilidade de instalar novas tecnologias e de reaproveitar a água da chuva e das torneiras. Fique atento a vazamentos para evitar desperdícios diários. Além disto, outra boa dica é utilizar produtos de limpeza biodegradáveis e antes de lavar o seu estabelecimento, retire a sujeira grossa com a vassoura.


4. Gerenciamento de resíduos Analise através do diagnóstico da sua empresa, as características e quantidades dos resíduos gerados. Promova ações para reduzir a produção de lixo. Reutilize quando possível. Separe e encaminhe os resíduos para reciclagem ou compostagem.


5. Uso eficiente de energia Troque lâmpadas comum por LED e sempre desligue o computador quando não usar mais. Prefira sempre a iluminação natural. Instale equipamentos que economizem energia.

As alternativas e ideias são inúmeras. Comece ainda hoje a estruturar seu modelo de negócio e contribua para o desenvolvimento econômico sustentável, inclusivo e mais justo, além de assumir caráter estratégico essencial no mercado competitivo atual.

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page