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Certificações Voluntárias

As certificações voluntárias são obtidas espontaneamente pelas empresas. Elas conferem maior credibilidade às empresas e consequentemente aos seus produtos e serviços. Seu uso está em alta no Brasil e no mundo, uma vez que os consumidores estão cada vez mais conscientes e exigentes dos critérios de sustentabilidade. Atualmente, existem mais de 30 certificações verdes no país.


Dentre os benefícios, a certificação garante as empresas produtos e serviços mais competitivos em relação aos que não têm certificação no mercado, vantagem sobre licitações públicas que exigem certificações, otimização dos processos a fim de reduzir desperdícios e custos, aumento do valor agregado à marca e potencialização de parcerias.


Já para os consumidores, assegura a autenticidade e a qualidade dos produtos e serviços adquiridos, proporciona maior confiança em relação aos aspectos sustentáveis e revela transparência e rastreabilidade nos produtos e serviços.


Uma certificação ISO por exemplo, tem reconhecimento internacional e assegura sua conformidade com as normas do sistema de gestão da qualidade – SGQ.


Adotar a sua implementação e desenvolvimento em uma empresa é uma decisão estratégica que permite às organizações aprimorar continuamente o desempenho geral e manter o foco na oferta de produtos e serviços de qualidade, tendo em vista que a norma define a forma como a organização deve operar para atender aos requisitos de clientes e partes interessadas.


Um tópico muito importante, que não pode deixar de ser abordado, é a mentalidade do risco, o qual obriga a perpassar todos os níveis da sua organização. Ou seja, deve-se dispor de ações preventivas em função de cada processo julgado relevante. A mentalidade de risco é essencial para se conseguir um SGQ eficaz, principalmente quando você avalia o contexto, a fim de que os riscos sejam identificados, sua probabilidade de ocorrência estimada e seu impacto avaliado.


Antes de você buscar a certificação, procure preocupar-se com a implementação do sistema de gestão da qualidade e adequação dos processos internos da empresa, atendendo aos requisitos da norma a fim de controlar seu processo, minimizar perdas e acima de tudo, buscar um alto nível de qualidade em seus produtos e serviços, tornando-se uma empresa mais lucrativa e competitiva.

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