O controle das sobras de materiais na Construção Civil é uma forma de cumprimento da legislação e de proteção ao meio ambiente.
Uma construção ou demolição gera muitos entulhos, como tijolo, concreto ou outros materiais utilizados nos processos. Segundo o presidente da Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (Abrecon), os resíduos chegam a apresentar 50% do material desperdiçado no segmento, jogados diretamente em lixo comum ou em terrenos.
As alternativas para solucionar o desafio são: Redução, Reutilização e Reciclagem dos materiais. Dessa forma, é possível se beneficiar com a gestão, pois ela traz vantagens econômicas, como redução dos custos do projeto, principalmente na compra de matérias-primas, aliadas as vantagens ambientais, como minimização da poluição e danos à saúde.
Uma dica importante para o bom funcionamento da gestão de resíduos de uma obra, é indicar os procedimentos para a realização da triagem, acondicionamento, transporte e destinação final dos resíduos. Precisamos estimar a quantidade de material além de conscientizar a equipe.
Primeiramente, reúna os responsáveis da obra, inclusive os fornecedores, para estruturar o projeto de forma sustentável, apresentando a importância dos recursos que serão utilizados. Elabore o planejamento da obra visando o mínimo de materiais possíveis e já programando o destino de todas as sobras. Procure alternativas para a reutilização ou reciclagem de matéria prima. E o mais importante, utilize métodos de valorização de trabalho, programe palestras de conscientização e engaje o time sobre a importância do assunto.
Outro facilitador do gerenciamento é a organização do local. Se os materiais estiverem ordenados conforme suas classes no ambiente, reduzirá a sujeira no local e o manterá organizado. Por isso, classifique-os de acordo com cada classe, verifique quantas vezes ele será utilizado e separe-os por tipo de descarte.
Lembre-se: a separação deve ser feita no local de origem. De acordo com a resolução 307/2002 do CONAMA, o gerador é o responsável pela triagem, visando os locais que serão destinados, mas, também, pela redução, procurando utilizar o que é necessário. Faça sua parte!
Comments