Para comemorar a data, realizavam-se muitas atividades tanto em escolas como em empresas. Seminários, palestras, jogos e atividades práticas para a comunidade. Porém este ano, por conta da situação excepcional da pandemia de COVID-19, a ideia é que as atividades sustentáveis sejam adaptadas e realizadas virtualmente para que o tema sustentabilidade se torne parte do dia a dia de crianças e adultos.
A iniciativa da Semana do Meio Ambiente foi criada em 1972, durante uma conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o meio ambiente. No Brasil, a data só foi estabelecida em 1981, pelo Decreto nº 86.028, com o objetivo de buscar apoio da sociedade brasileira para a preservação do patrimônio natural do País.
A semana tem seu início em 1 de junho e vai até 5 de junho, quando celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente. Durante os dias, o objetivo principal é chamar a atenção da população a respeito da importância das ações de conscientização ambiental e preservação dos ecossistemas.
Como vivemos em tempos de grandes mudanças e isolamento social, as ações devem visar ainda mais a importância das questões ambientais, trazendo a percepção da responsabilidade de cada indivíduo perante a sociedade.
Mesmo sem a possibilidade da realização de eventos presenciais, inúmeras alternativas estão sendo adotadas pelas empresas e órgãos públicos. Programações virtuais são uma boa saída para dividir experiências e conceitos da sustentabilidade, com o intuito de promover o engajamento e mudanças de hábitos.
A Epagri, por exemplo, todos os anos realiza atividades voltadas para a Semana do meio ambiente. E apesar do isolamento, a programação não passará em branco. Qualquer pessoa interessada pode assistir às capacitações on-line e sem custos no site. Será possível aprender mais sobre compostagem, sementes crioulas, energias alternativas, mata ciliar, previsão do tempo, entre outros temas.
No que diz respeito à educação infantil e escolar, podemos apostar em atividades que tragam conhecimento de maneira divertida, também no âmbito virtual, somada a proposta de realização de tarefas em casa, multiplicando o aprendizado com seus familiares.
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) também promove tradicionalmente sua programação especial da semana. Este ano, as palestras podem ser acompanhadas pelas plataformas on-line no Instagram ou Youtube.
Mudar é o novo normal. Em meio há todos os acontecimentos, com certeza a Semana do Meio Ambiente ajudará a semear novas atitudes, hábitos, pensamentos e novas ações!
Não fique de fora. Participe das atividades disponíveis e promova a diferença na sua empresa ou na sua casa.
Comments