O ensaio de percolação é necessário para determinar a capacidade de percolação do solo, o qual simula a condição de solo saturado (condição crítica no sistema de absorção), procedimento previsto no anexo A da NBR 13969/97.
Comumente conhecido como teste de infiltração, sua finalidade é determinar a capacidade de absorção de água em áreas de interesse para a engenharia e através dos cálculos necessários fornecer o coeficiente de infiltração do solo (CI). Por definição, o coeficiente de infiltração representa o número de litros que 1 m² de área de infiltração do solo é capaz de absorver em um dia.
A realização deste ensaio é um serviço preliminar para a elaboração de projetos e execução das obras, sendo indispensável para o projeto hidrossanitário, dimensionamento de tratamento de esgoto (fossas sépticas, filtros, sumidouros e valas de infiltração), bem como necessário para aprovação junto a órgãos de licenciamento ambiental.
É comum no processo de regularização de uma edificação que os órgãos responsáveis pelo controle sanitário requeiram o Teste de percolação. A prefeitura de Florianópolis por exemplo, exige uma declaração de execução do ensaio e determinação do coeficiente de infiltração, além da ART do engenheiro responsável, sujeito à aprovação da Vigilância sanitária.
Fique atento, a capacidade do solo em absorver água é uma característica física de grande importância e a não realização dos ensaios necessários pode resultar em um sistema de tratamento de esgoto ineficiente, gerando prejuízos ao usuário e sua propriedade, sem contar os danos ao meio ambiente.
Podemos finalizar, refletindo sobre a importância de compreendermos como a infiltração da água no solo ocorre em ambientes urbanos, pois torna-se de grande relevância também para os estudos de processos erosivos em área urbanizada, onde é necessário levar em conta características do solo e modificações feitas pelo homem, como arruamento, canalizações, etc. Na prática, a infiltração afeta diretamente o escoamento superficial, que é o componente do ciclo hidrológico responsável pelos processos de erosão e inundações.
Comments