A ferramenta de planejamento mostra-se como um requisito primordial às normas e promove às empresas certificadas melhor controle em situações de mudança e risco.
Para atender as obrigações mínimas de uma norma ISO por exemplo, a sua organização precisa planejar e implementar ações para abordar riscos e oportunidades.
Um método muito utilizado é o ciclo PDCA, abreviaturas de Plan-Do-Check-Act, que pode ser aplicado para todos os processos, cujas letras significam:
• Plan (Planejar): etapa mais importante do ciclo. Estabeleça os objetivos do processo e os recursos necessários para entregar resultados de acordo com as condições de seus clientes e com as políticas da organização;
• Do (fazer): implemente e execute o que foi proposto e planejado acima;
• Check (checar): monitore e controle o processo, além dos resultados, através de medições.
• Act (agir): execute ações para melhorar o desempenho continuamente. Ao planejar sua proposta, treine sua equipe para que ela tenha o mesmo norte de trabalho e a consciência de que precisa cumprir todos os objetivos.
Serviços ou obras mal planejadas geram desperdícios e altos custos. Outros modelos simples podem facilitar o seu dia a dia, no qual o planejamento pode ser realizado por meio de: cronograma físico-financeiro; listagem de materiais; planilha de gastos; monitoramento dos desperdícios; tabela quantitativa de mão-de-obra envolvida; gráficos de produção previstos periodicamente e acumulados, checklists e relatórios de acompanhamento.
No âmbito ambiental não é diferente. O processo de Planejamento Ambiental facilita a tomada de decisão para realizar o desenvolvimento com a devida consideração aos fatores e para alcançar os resultados esperados. Está inteiramente ligado ao desenvolvimento, tendo em vista que preserva recursos tanto naturais quanto econômicos.
Ainda não adotou nenhum método de planejamento na sua empresa? Não sabe por onde começar? Entre em contato!
Comments